GRANDE ENTREVISTA
PRESIDENTE
CPC2019
DR.DANIEL FERREIRA

Que expectativas tem para o CPC2019?

Esperamos (eu próprio e toda a restante Comissão Organizadora dos CPC 2018-2019) que o CPC2019 possa vir a ter um sucesso pelo menos idêntico ao do CPC2018. O grau de satisfação dos congressistas e dos nossos parceiros da Indústria Farmacêutica, de Dispositivos e de Equipamentos Médicos em relação ao CPC2018 foi muito elevado e gostaríamos que assim se mantivesse no próximo ano.

O êxito deste ano muito se deveu ao elevado nível do programa científico do Congresso e, por isso mesmo, as Comissões Organizadora e Científica estão empenhadas a que idêntico nível de qualidade possa ser atingido no próximo ano.

Quais serão os principais temas do próximo ano?

O CPC2019 irá realizar-se num ano em que se comemoram 3 importantes marcos na vida da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e da Cardiologia Portuguesa em geral.

A SPC completa 70 anos de existência em 2019 e, naturalmente, o CPC, como maior evento científico organizado pela SPC, não deixará de assinalar devidamente esta efeméride.

O CPC2019 será o 40º Congresso Português de Cardiologia e também esse marco será devidamente comemorado. Até já lhe chamam o congresso XL!!

Finalmente, em 2019 comemoram-se os 50 anos após a inauguração da primeira unidade de cuidados intensivos coronários em Portugal (a UTIC Arsénio Cordeiro do Hospital de Santa Maria em Lisboa). O CPC2019 irá igualmente comemorar esta data incorporando a temática do intensivismo cardíaco como uma das temáticas mais fortes deste CPC.

Naturalmente que as outras grandes áreas temáticas da Cardiologia, da Cardiologia Pediátrica e da Cirurgia Cardíaca irão ter igualmente importantes espaços dedicados no programa do CPC2019.

Qual o impacto do CPC na Cardiologia nacional?

O CPC constitui-se como o maior evento da Medicina Cardiovascular nacional. Como tal, este é o fórum de eleição para a apresentação das mais recentes novidades no que diz respeito às ciências básicas, de translação e clínicas de todas as áreas que estudam as mais variadas doenças do sistema cardiovascular. É igualmente um espaço de debate de ideias e de diferentes estratégias de abordagem deste conjunto de doenças.

Também os nossos parceiros da Indústria aproveitam este evento para mostrar o que de melhor e mais inovador têm para divulgar junto da classe médica.

Se é verdade que a formação médica pós-graduada dos profissionais de saúde que se dedicam ao estudo e tratamento de doentes do foro cardiovascular não se limita à frequência dos CPC, podendo a mesma ser enriquecida pela sua presença nos restantes eventos promovidos pela SPC através das suas Associações especializadas, grupos de estudos e Academia Cardiovascular, não é menos verdade que todos estes profissionais procuram marcar presença nos CPC2019 para apresentar os seus trabalhos, fazerem uma atualização de conhecimentos e promoverem o networking junto dos seus pares de outras instituições nacionais e internacionais.  

O elevado número de convidados internacionais de reconhecido mérito científico que se reúnem com os congressistas portugueses nos 3 dias dos CPCs é um outro motivo forte para que todos pretendam participar neste grande evento médico português.

Pode deixar uma mensagem sobre este evento?

A Comissão Organizadora do CPC2019 procurará manter a tradição dos CPC anteriores que se pautaram por muito elevados níveis de qualidade, não descartando a introdução de elementos inovadores que permitam granjear ainda maior satisfação por parte de todos aqueles a quem o congresso se destina – os congressistas. 

 
© Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Todos os direitos reservados.