RACE FOR LIFE

O concurso “Race for Life” é uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, a realizar-se no Congresso Português de Cardiologia – CPC 2019 e que se baseia na realização de sessões de Suporte Básico de Vida de qualidade, onde participarão elementos representativos de vários centros hospitalares a nível nacional.

Os objetivos do concurso: 

Promover o Suporte Básico de Vida como uma intervenção rápida e fundamental para quem presencia uma paragem cardio-respiratória;

Realizar uma reanimação cardio-respiratória numa situação de tensão e adrenalina,  próxima de situações de vida real;

Motivar os participantes a melhorar as suas habilidades de reanimação;

Envolver os participantes do mesmo centro hospitalar e promover o espírito de equipa e de entre-ajuda.

CORAÇÃO NAS MÃOS

 

A Comissão Organizadora do CPC 2019 tem o prazer de anunciar o lançamento da iniciativa CORAÇÃO NAS MÃOS.

Esta iniciativa consiste num evento de sensibilização para a aprendizagem de manobras de Suporte Básico de Vida (ressuscitação cardiopulmonar) sob a forma dum Mass-Training para 1200 pessoas.

Este evento irá decorrer no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, no dia 27 de  Abril de 2019, entre as 18:00 e as 19:30h. 
As inscrições são GRATUITAS.

Durante o evento, todos os participantes irão ter oportunidade de aprender as manobras do SBV usando um manequim individual que, no final do evento, poderão levar consigo para, posteriormente, dar a possibilidade a que amigos, colegas ou familiares possam igualmente treinar essas manobras.

Se pretende participar neste evento, bastará preencher o formulário de inscrição.

4ª CORRIDA DO CORAÇÃO

 

Quer participar na  4ª Corrida do Coração durante o CPC?

Tal como é desígnio da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, pretende-se com esta prova promover a saúde cardiovascular através da mudança de comportamentos e convidar toda a população a adoptar hábitos de vida saudável que incluem a prática de desporto e actividade física regular.

As edições anteriores da Corrida do Coração foram um sucesso, com a participação de centenas de congressistas e público em geral que encheram as ruas de Vilamoura e dos Salgados com as cores vivas da prova e com a sua alegria e entusiasmo vibrante. Houve participantes que quiseram dar tudo para conseguir o melhor tempo na corrida e outros que preferiram desfrutar da caminhada e das magníficas paisagens, luz e cheiros por onde passaram.


Desta vez a Corrida decorrerá no Sábado, 27 de Abril, com partida às 19:30h junto ao Centro de Congressos do Algarve, venue do CPC 2019


Se pretende participar na Corrida pode inscrever-se através do link.

GOVERNO SOMBRA REÚNE NO CPC2019

Eles querem, podem, mas não mandam!

O Governo Sombra vai voltar a reunir no CPC 2019.
 

De novo em directo, desta vez no Centro de Congressos do Algarve em Vilamoura, na noite de sexta-feira, dia 26 de abril, a partir das 24:00h.

Entrada livre para os congressistas. Não falte!

NOVO ESPAÇO PARA APRESENTAÇÕES OUT-OF-THE-BOX

No CPC 2019 iremos ter um novo espaço, localizado no piso 1 do Centro de Congressos e na sala principal de exposição técnica, destinado a ser um fórum para apresentações menos habituais nos congressos nacionais.

Chamámos-lhe Cardio Speakers Corner e terá um programa próprio, já disponível para consulta no site do CPC 2019 e também na App dos CPC.

Num ambiente muito informal e muito distinto das tradicionais salas de palestras, passarão por este fórum destacados nomes da Cardiologia Nacional e Internacional, mas também alguns não profissionais de saúde de relevo nas respectivas áreas e que ali estarão disponíveis para debater alguns temas do interesse de muitos congressistas.

Convidamos todos os congresistas a passarem alguns momentos no Cardio Speakers Corner, para ouvirem e debaterem temas do seu interesse.

CARDIO QUIZ NO CPC2019

Segunda-feira, dia 29 de abril, às 14:00, no Cardio Speakers Corner.


Seguindo as pisadas do CPC2018, o Congresso Português de Cardiologia deste ano, mantém a iniciativa CardioQuiz!

Dirigido a profissionais de saúde de todos os hospitais portugueses, este é o desafio que porá à prova o conhecimento das equipas concorrentes, sem nunca perder a componente de entretenimento! 

Os prémios, limitados à equipa vencedora - a equipa com maior pontuação final, incluem uma inscrição no Congresso ESC 2019, em Paris, para cada um dos elementos da equipa (não transmissível)!!


REGRAS:

- Cada equipa deve ser constituída por 3 elementos, internos ou especialistas e o nome de cada equipa deverá designar um  topónimo Português.
- Com um total de 35 questões, cada equipa dispõe de 10 segundos para responder a cada uma.
- Não é obrigatório dar resposta a todas as perguntas.

- Se após a 35.ª pergunta houver empate no primeiro lugar da classificação, vencerá a equipa que, em média, tenha demorado menos tempo a responder a cada pergunta.

SISTEMA DE PONTUAÇÃO:

- Cada resposta correta de Cardiologia - 1 ponto.

- Cada resposta correta de Medicina Geral - 2 pontos.

- Cada resposta correta de qualquer outro tema - 3 pontos.

- Resposta errada no tema de Cultura Geral - penalização de 1 ponto.

- Resposta errada no tema Medicina ou Cardiologia - penalização de 2 pontos.

Perguntas-Bónus
- Haverá 5 perguntas-bónus cuja resposta correta se traduz na soma de
5 pontos extra.
- Já uma resposta incorreta penalizará a equipa, também em 5 pontos.
Aceitas este desafio? 

Inscreve-te a tua equipa link. (ATENÇÃO QUE ESTE LINK NÃO ESTÁ A FUNCIONAR)
- o nome da equipa 

- o nome dos três participantes

- o local de trabalho de cada um

© Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Todos os direitos reservados.