AS NOTÍCIAS CPC2019
0f128b59913cdcbadd50f36dbaae7de6_L.jpg
b4cd45b9dcdf28778c9b938159445747_L.jpg
0d012c529b85966704821973c01a8a0f_L.jpg
97ff5b5c23c82287559552b36b16e270_L.jpg
a29f63d5434ec5f210953d95a7c3b8d3_L.jpg
NOT​ÍCIAS
PRÉ CPC2019

CPC2019 reúne pela primeira vez os três líderes da Cardiologia mundial e transmite sessão em direto para o mundo inteiro.

Meet the Leaders: Inovação em Cardiologia – Como apoiar e tornar sustentável? Dia 28 de abril, domingo, entre as 10h30 e as 11h30, do CPC2019 para o mundo inteiro, será transmitida a sessão Meet the Leaders através do YouTube, em canal aberto. 

Aceda a este link para poder ter acesso à Conferência.

O Dr. Richard Kovacs, presidente do American College of Cardiology (ACC), a Prof.ª Doutora Barbara Casadei, presidente da European Society of Cardiology (ESC) e o Prof. Doutor Fausto Pinto, presidente eleito da World Heart Federation (WHF), são os palestrantes da sessão “Meet the Leaders: Inovação em Cardiologia – Como apoiar e tornar sustentável?”, partilhando respetivamente uma “perspetiva americana, europeia e global” numa sessão que terá como moderadores o Prof. João Morais, presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, e o Dr. Daniel Ferreira, presidente do Congresso e vice-presidente da SPC.

“Pela primeira vez, o Congresso Português de Cardiologia junta os três líderes da Cardiologia mundial”. O Dr. Daniel Ferreira, fala-nos da importância da presença dos maiores representantes da área na sessão. 

Assista ao vídeo. 

CPC 2019 mobiliza 1.200 pessoas para aprender "manobras que podem salvar vidas"

A morte súbita foi uma das duas áreas de atuação escolhidas pela atual direção da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) para o seu mandato. Neste âmbito, vai decorrer, durante o Congresso Português de Cardiologia (CPC) 2019, “uma iniciativa única em Portugal”, que visa “sensibilizar a população para a morte súbita e a possibilidade de ser evitada”. Em entrevista ao My Cardiologia, o Dr. Daniel Ferreira faz um resumo daquilo que se pode esperar do mass training, que espera reunir “1.200 pessoas a treinar ao mesmo tempo”, cada uma com um manequim próprio.

“Não se trata propriamente de um curso de suporte básico de vida (SBV), mas sim de uma ação de sensibilização”, assegura o presidente do CPC 2019. Por isso mesmo, esta é uma iniciativa que se dirige a “qualquer pessoa, acima do 1.º ciclo de escolaridade, incluindo congressistas, atletas da Corrida e população do Algarve”.

No final do mass training, que decorre sob o mote “Coração nas Mãos”, vai ser oferecido aos participantes o manequim utilizado, bem como o vídeo, sendo o objetivo primário da SPC “treinar algumas manobras que podem salvar vidas”.

Os interessados devem fazer a sua inscrição através do link: https://forms.gle/W9hRxyy4RLtA3ngaA

 

CPC 2019: falta um mês para "o evento major da Medicina Cardiovascular em Portugal"

O Centro de Congressos de Vilamoura, no Algarve, vai ser, entre os dias 27 e 29 de abril, palco do Congresso Português de Cardiologia (CPC), “o evento major da Medicina Cardiovascular em Portugal”. Além de celebrar este ano o seu 40.º aniversário, o CPC 2019 assinala também os 70 anos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e os 50 anos dos Cuidados Intensivos Cardíacos em Portugal. Assista ao vídeo da entrevista ao Prof. Doutor João Morais, presidente da SPC, sobre aquilo que os participantes podem esperar desta edição.

Inovação e abrangência em Cardiologia Pediátrica no CPC 2019

Para a edição deste ano do Congresso Português de Cardiologia foram preparados “temas atuais, abrangentes e inovadores, que se mantêm atuais no panorama da Cardiologia Pediátrica”. De acordo com a Dr.ª Marta António, o programa do encontro engloba “sessões de grande interesse, com a presença de importantes nomes da especialidade, nacionais e internacionais”. Em entrevista ao My Cardiologia, a especialista destaca o curso pré-congresso subordinado ao tema “Ressonância magnética nas cardiopatias congénitas”, “o primeiro do género realizado em Portugal”.

O programa científico do CPC 2019 contempla temas diversos, desde o espectro da Cardiologia fetal, “porque é aí que inicia o diagnóstico e, muitas vezes, o tratamento de muitas cardiopatias”, até aos congénitos de adultos, “uma população crescente nos dias de hoje”.

Relativamente às temáticas em discussão, a Dr.ª Marta António destaca as novas guidelines relacionadas com a gravidez, as estenoses valvulares aórticas, as críticas no recém-nascido e a cardiopatia complexa dependente de canal arterial.

Imagiologia no CPC 2019: programa abrange desde as técnicas tradicionais até às mais avançadas

A Imagiologia vai ser um dos temas em destaque no Congresso Português de Cardiologia (CPC) 2019, desde o seu início, numa visão mais tradicional, à sua versão mais recente e avançada. 

De acordo com o Dr. Pedro Matos, o programa científico do CPC "abrange as diversas áreas da Imagiologia" e que, deste forma, "permite um debate entre os diversos participantes", servindo assim como um meio para transmitir as últimas novidades dessas áreas. Para tal, na visão do especialista, os convidados estrangeiros tornam-se fundamentais, uma vez que vão divulgar o que se tem vindo a fazer nos países onde atuam.

Em entrevista, o membro de organização do Congresso, aproveitou, ainda, para apelar à participação, uma vez que o programa é interessante não apenas para cardiologistas, mas também para outros especialistas.

Insuficiência cardíaca discutida por reconhecidos especialistas nacionais e internacionais durante o CPC 2019

O tema da insuficiência cardíaca vai ter um grande peso no Congresso Português de Cardiologia, com “mais de 10 sessões”, algumas patrocinadas pela indústria e outras integradas no Ciclo de Atualização em Medicina Cardiovascular, que vão englobar “todos os aspetos relacionados com a síndrome”. Além disso, o momento vai funcionar como ponto de encontro entre alguns dos mais reconhecidos nomes nacionais e internacionais da especialidade. 

 

Um dos temas destacados pelo membro da comissão organizadora do CPC 2019 diz respeito aos dispositivos de assistência circulatória a longo-prazo.

Além disso, insuficiência cardíaca aguda, comorbilidades em insuficiência cardíaca, insuficiência cardíaca avançada pré-transplante e transplante e insuficiência cardíaca com fração de ejeção preservada são temáticas que também vão integrar o programa científico.

Na opinião do Prof. Doutor Rui Baptista, uma das grandes mais-valias do CPC 2019 reside na imensa participação internacional, estando previstos “vários convidados internacionais, que, naturalmente, vão fornecer um grande input a esta área”.

CPC 2019: homenagem à UTIC Arsénio Cordeiro assinala os 50 anos dos Cuidados Intensivos Cardíacos em Portugal

O Congresso Português de Cardiologia (CPC) deste ano, não só assinala a sua 40.ª edição e o 70.º aniversário da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), como também celebra “os 50 anos de Cuidados intensivos Cardíacos em Portugal”. Por essa mesma razão, “a SPC irá prestar, com muita honra, uma homenagem à UTIC Arsénio Cordeiro do Hospital de Santa Maria (HSM)”. 

Cardio Speakers Corner: conheça quais os temas "fora da caixa" que vão estar em debate no CPC 2019

“Um dos grandes desafios do Congresso Português de Cardiologia” é o Cardio Speakers Corner. Esta é uma sessão “fora da convencional sala de congressos, onde vão ser discutidas diversas temáticas” entre especialistas. Em entrevista ao My Cardiologia, o Dr. Hélder Dores, membro da comissão organizadora do CPC 2019, destaca alguns dos principais temas previstos para este momento, apelando à participação de todos os congressistas. 

Em discussão vão estar “temas relacionados com a formação, nomeadamente com as expectativas do Colégio de Especialidade de Cardiologia”, uma sessão “muito interessante para jovens cardiologistas e internos em formação”

Além disso, vão estar também em cima da mesa “temas fora da caixa”, que se relacionam, direta ou indiretamente, com a prática clínica. Tecnologia e informação, papel do digital na Saúde, burnout e reciclagem de dispositivos médicos são alguns dos destacados pelo Dr. Hélder Dores.

Plataforma 365 é a nova ferramenta que permite o acesso a todos os trabalhos apresentados no CPC

Semelhante ao que já acontece na European Society of Cardiology, vai ser criada, este ano, a Plataforma 365, “que permite ter sempre disponíveis todas as apresentações efetuadas no Congresso Português de Cardiologia e noutros congressos da Sociedade Portuguesa de Cardiologia”. Em entrevista ao My Cardiologia, o Dr. Sérgio Baptista explica em que consiste esta nova ferramenta e quais os seus principais objetivos. 

 

“Esta é uma reunião essencial, que todos reconhecem como fundamental na nossa SPC”, adianta o membro da comissão organizadora do CPC 2019. Por essa razão, o trabalho e o conhecimento partilhados durante o congresso tornam-se do maior interesse para todos os especialistas.

Assim, a plataforma visa dar acesso, em qualquer momento, a “slides, apresentações de pósteres e abstracts” de anos anteriores.

Comissão organizadora do CPC 2019 assume-se “satisfeita com elevado grau de qualidade dos trabalhos submetidos”

“As comissões organizadoras têm vindo a ficar cada vez mais satisfeitas com o elevado grau de qualidade dos trabalhos submetidos. E este ano não é exceção”. Quem o afirma é o Dr. Francisco Moscoso Costa, membro da comissão organizadora do Congresso Português de Cardiologia (CPC) 2019, em entrevista ao My Cardiologia. De acordo com o especialista, para além de ser importante para o próprio evento, esta é “uma parte fundamental para o currículo dos jovens cardiologistas”. 

CPC 2019 recebe acreditação da Medtec e certificação da União Europeia de Médicos Especialistas

O Congresso Português de Cardiologia (CPC) 2019 recebeu acreditação da Medtec e certificação pela União Europeia de Médicos Especialistas (UEMS - Union Européenne de Médecins Spécialistes). Assista ao vídeo da entrevista ao Dr. Pedro Silva Cunha, membro da comissão organizadora, sobre as duas distinções.

De acordo com o Dr. Pedro Cunha, a distinção permite que os participantes nacionais ou estrangeiros do evento “possam ter créditos que podem ser utilizados em qualquer país da Europa”.

Imagiologia em destaque no CPC 2019 ao longo de sessões diversas e cursos pré-congresso

A Imagiologia vai ser um dos temas centrais no Congresso Português de Cardiologia (CPC) deste ano, ao longo de vários momentos “dispersos no programa científico”, desde “sessões de imagem clássica, focadas na própria técnica imagiológica” a “sessões mais educativas, com ênfase em aspetos mais práticos”. Assista ao vídeo da entrevista do Dr. Rogério Teixeira, membro da comissão organizadora do CPC 2019, ao My Cardiologia.

 

Relativamente ao tema da Imagiologia, o especialista destaca a grande oferta de cursos pré-congresso durante o CPC 2019, dedicados a temas como “ecocardiografia na urgência, ressonância magnética para cardiopatia congénita e avaliação após intervenção cardíaca estrutural”.

Estes são “cursos que tentam responder a diferentes necessidades dos cardiologistas na área da imagem cardíaca”, para os quais foram convidados “palestrantes internacionais de renome e de grande interesse para a comunidade cardiológica nacional”.

Please reload

© Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Todos os direitos reservados.